sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Ubuntu salva "computalixos"

O natal está chegando e as grandes redes de lojas de eletroeletrônicos vão começar a vender os famosos caixotões pretos com configurações pífias e qualidade duvidosa por preços estranhos.

Passei por várias lojas e vi "computalixos" de vários tipos das marcas Positivo, Intelbrás e NeoPC com as seguintes configurações:

Processador Celeron 1.8Ghz ou Pentium D também de 1.8Ghz, 512 a 1GB de memória ram, HD de 160GB, placas-mãe desconhecidas, sem um CD de instalação sequer e com Windows Vista Starter Edition instalado. Ao ver estas pérolas pensei logo com meus botões: não vai demorar muito e vão começar a me ligar para acertar os computalixos que compraram e que não conseguem usar.

Não deu outra. Uma pessoa me liga dizendo que comprou um PC Positivo nas Casas Bahia e o danado simplesmente parou de funcionar. Cheguei na casa da pessoa e me deparo com um PC Celeron, 1GB de memória Ram e 160 GB de HD. Ele veio com Windows Vista pré-instalado e pasmem, nenhum CD de instalação sequer nem de driveres e nem de recuperação do sistema. O Windows Vista simplesmente parou de funcionar dias depois de o computalixo ligado, pois exigiu a ativação e como o usuário era leigo não entendeu o que era solicitado na tela preta e assustadora que abriu, chamou um amigo "entendido" em informática para auxiliá-lo, o "entendido" simplesmente pegou um DVD do Windows Vista Home Premium pirata e tacou no computalixo dele e detalhe, NÃO ATIVOU. Resultado: o problema voltou, aí ele resolveu me chamar para tentar auxiliá-lo.

Simplesmente fiquei de mãos atadas, pois sem os CDs de instalação e recuperação que deveriam acompanhar o produto, mas que o fabricante simplesmente não mandou, não tinha muito o que fazer. O cliente insistiu que queria Windows instalado, tentei instalar o Windows XP para ele. Porém após a instalação que levou um século devido a baixa configuração e qualidade do hardware, o Windows não reconheceu nada da placa-mãe. Eu tenho um DVD com quase 9GB de driveres de todos os tipos e nenhum serviu, nem a placa de rede o Windows reconheceu.

Aí eu peguei o CD do Ubuntu 9.10, coloquei no drive e testei. O Ubuntu reconheceu todo o hardware do computalixo automaticamente e ainda configurou a gatonet do cara sozinho. Ao ver que o computalixo dele estava funcionando e até navegando na internet o dono me perguntou:

"- Ué, tá funcionando? O que que você fez?"

Aí eu falei simplesmente tirei o Windows e coloquei o Linux. Aí ele falou:

"- Ahh, já ouvi falar desse Linux! Não sabia que era assim tão legalzinho!"

Quando instalei os codecs de áudio e vídeo, botei para tocar música, mostrei como assistir TV pela internet e jogar, o cara adorou. A filha e a esposa dele gostaram do OpenOffice.org e acharam até mais fácil de usar. Quando fui embora o computalixo já não era mais um computalixo e sim um computador e embora de qualidade duvidosa, estava funcionando bem e de maneira bem simples.

Fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Ubuntu-salva-computalixos?
Por Flavio Ferreira

Nenhum comentário: